14.9.06

Art toys e outras infantilidades


Peguei a febre dos art toys. Já não posso viver sem meus brinquedinhos de adulto. Eu já tinha visto alguns na Colette, em Paris, tempos atrás. Depois, eles começaram a me seduzir em revistas importadas como Nylon, ID, Numéro. Foi aí que descobri a Galeria Pop, num sábado à tarde, logo alí, em Pinheiros. O espaço, mix de livraria e galeria é recheada de toys, livros maravilhos e exposições de gente talentosa e ainda pouco conhecida.
Vai lá: a Pop fica na rua Virgílio de Carvalho Pinto, 297, tel. 11.3081-7865

Veja também: http://www.kidrobot.com


Mezanino
Na segunda, dia 11, rolou a abertura da exposição coletiva Infantil? no Mezanino. Para quem ainda não conhece, Mezanino é a galeria dirigida pelo fotógrafo Renato de Cara, e fica no... mezanino (óbvio!) da loja Banca de Camisetas da alameda Franca, bem ao lado do Ritz. O espaço é minúsculo, mas a proposta é excelente: expor e vender peças de artistas jovens, por preços razoáveis.
Para Infantil?, Renato selecionou fotos de Tadeu Jungle, Roberto Wagner, Fernando Lazlo, Gabriela Bernd e Roberta Dabdab. Tem também: Elisa Sassi (ilustração), Arthur Vicente (desenho), Rochelle Costi (objeto), Camila Macedo e Jorge Mautner (pintura) e Ademir Correa (literatura)

Veja, abaixo, algumas imagens da exposição.

Aqui,"Ambulância" de Jorge Mautner. Abaixo, "Farrah Fawcet" por Fernando Lazlo





Uma característica legal das obras expostas é mostrar várias facetas e contradições da infância. Pessoalmente, nunca concordei com a visão idealizada deste período da vida, como uma maravilha de sonho e felicidade, ao estilo Disney. Sofrimento, perversidade e medo são temas que freqüentemente assombram a infância, embora muita gente prefira ignorá-los.

Leia a seguir o texto* de Ademir Correa: "poema da terceira série" , que também faz parte de Infantil?

"quando eu fui abusado parei de espiar pela fechadura
quando eu fui abusado a minha mãe teve que ser dura
quando eu fui abusado a minha irmã não brincou mais comigo
quando eu fui abusado perdi meu melhor amigo
quando eu fui abusado nunca mais deitei por dinheiro
quando eu fui abusado coloquei a roupa ligeiro
quando eu fui abusado a dor foi maior do que o grito
quando eu fui abusado saí correndo aflito
quando eu fui abusado me escondi de medo
quando eu fui abusado resolvi contar este segredo
quando eu fui abusado falaram que era feio mentir
quando eu fui abusado vi que eu devi sumir
quando eu fui abusado alguém disse a paalvra "perverso"
quando eu fui abusado resolvi transformar tudo em verso
quando eu fui abusado o meu pai não ficou de castigo.
Só. Eu."

*Resquícios de pavor encontrados nos escombros do suicídio de uma criança que tentou dizer a verdade.

Perturbador e poderoso
O abuso sexual, a violência mais hedionda que se pode cometer contra uma criança, certamente não é um assunto palatável para a maioria das pessoas. Mesmo assim, gostaria de indicar um filme excelente sobre o assunto. É "Mistérios da Carne" (Misterious Skin), dirigido por Gregg Araki. Extremanente perturbador, ao mesmo tempo sutil e poderoso, o filme não oferece respostas fáceis ou clichês, ao contar a história de dois meninos que sofreram abuso aos 8 anos de idade e vão se reencontrar anos mais tarde. Destaque também para a interpretação dos atores Joseph Gordon-Levitt e Brady Corbet.




Mais toys estão invadindo o planeta!

Neste sábado, dia 16, tem a abertura da mostra coletiva Mocotoy, na Galeria Melissa. Os 18 artistas convidados apresentam bonecos handmade em materiais alternativos como tecido, resina, papel e madeira.

Alguns participantes: Flip, Nina, Nunca, Studio Ragdoll, Titi Freak, Toscotoys e Daniel Mazer (autor dos toys incríveis da foto ao lado).

Galeria Melissa: rua Oscar Freire, 827, tel. 3083-3612. Expo Mocotoy de 16 de setembro a 16 de outubro.

1 Comments:

Blogger oh! said...

gostou do mocotoy? achei um truque, pena que os toys tavam tão escondidos. e o motomix, vc foi? amei o franz ferdinand, os outros shows achei bem mais ou menos...
boa sorte com o blog! bjs

1:45 PM  

Postar um comentário

<< Home