12.10.06

O futuro chegou


A questão do avanço da tecnologia e seu reflexo no nosso dia-a-dia é o assunto da vez, no mundo e na moda. Além de Hussein Chalayan, que fez roupas que se movem por controle remoto (veja o post do dia 7/10), Nicolas Ghesquière criou para a grife Balenciaga uma coleção inspirada em andróides, robôs e filmes de ficção científica dos anos 80.

A imprensa especializada ficou de queixo caído com o talento de Ghesquière em misturar a cultura high-tech com a expertise do corte, sem cair na armadilha da transposição literal do tema futurista.

Veja, ao lado, a modelo Raquel Zimmerman no look final do desfile, fotografada por Marcio Madeira.



Já na NextFest, feira de tecnologia que acabou de acontecer em Nova York, outros itens de vestuário foram alvo de inovações tecnológicas:

*Um sapato plataforma com câmera de vídeo embutida, localizador GPS, e capacidade de emitir um pedido de socorro para o 911 (telefone de emergência em NY), foi concebido para dar mais segurança às prostitutas. Os criadores são Norene Leddy e Andrew Milmoe, do Aphrodite Project. As DRAGS também vão amar! Se quiser saber mais acesse: http://theaphroditeproject.tv

A foto ao lado foi feita por Norene Leddy


*Já o grupo britânico Cute Circuit desenvolveu a "Hug Shirt", uma camisa que abraça o usuário ou emite abraços para um parceiro distante, quando acionada por uma mensagem de telefone celular. Infelizmente, os carentes crônicos vão ter que esperar, pois a "camisa do abraço" ainda não tem previsão de lançamento comercial.